A canção Mágoa de Boiadeiro, de Sérgio Reis, é uma expressão da nostalgia e da tristeza de um peão que perdeu sua profissão e seu modo de vida com o avanço do progresso. A letra, composta por Nonô Basílio e Índio Vago, retrata a saudade das antigas jornadas de boiada, das pontes sobre os rios, das mocinhas nas janelas, do berrante preguiçoso e do fogo de um galpão. Portanto o cantor, que se diz apenas um caipira, rabisca suas palavras em uma canção que fala da fibra de peão.
A música é um exemplo de como a arte pode ser uma forma de expressar e elaborar as emoções, especialmente as mais dolorosas e complexas. A mágoa é uma dessas emoções, que pode se originar de diversas situações de perda, frustração, injustiça ou traição. Ela pode afetar a saúde física e mental, gerando sintomas como ansiedade, depressão, baixa autoestima, isolamento social e até doenças psicossomáticas.
Como cuidar dessa mágoa?
Uma forma de lidar com a mágoa é buscar ajuda profissional, como a terapia transpessoal sistêmica (TTS). Essa é uma abordagem terapêutica que estuda o ser humano e suas formas de se relacionar com o mundo, considerando o tripé corpo-mente-espírito. Dessa forma, a TTS utiliza métodos dinâmicos e profundos que unifica diversas correntes filosóficas e psicológicas.
O objetivo da TTS é localizar e tratar os conflitos emocionais que estão na origem da mágoa, promovendo a expansão da consciência e a ressignificação do trauma. A TTS também busca integrar as boas experiências e o conhecimento sobre si mesmo, suas capacidades, motivações e essência. Assim o indivíduo pode atuar de maneira positiva e equilibrada nos âmbitos do pensar, do agir e do querer.
Neste sentindo a TTS utiliza diversos recursos terapêuticos que auxiliam no processo de autodesenvolvimento do paciente, como técnicas de terapia breve e focada na solução, conexão profunda com o subconsciente, abordagem familiar e contextualização dos problemas em seis zonas macro: intra-uterina, pós-parto, multidimensional, dos antepassados, invasora e de religação.
Por fim a terapia transpessoal sistêmica pode ser uma alternativa para quem sofre com a mágoa e deseja superá-la de forma saudável e integrada. A mágoa pode ser uma oportunidade de crescimento pessoal e transpessoal, se for bem trabalhada e compreendida. A arte também pode ser uma aliada nesse processo, como demonstra a canção Mágoa de Boiadeiro.
